Buscar
  • camilasoares91

Todos os equipamentos devem receber a mesma atenção do time de manutenção?

Você sabia que para a grande maioria das situações que fazem parte do nosso cotidiano, 80% dos resultados obtidos decorrem de apenas 20% dos recursos empregados? O primeiro a perceber isso foi Vilfredo Pareto que, ao final do século 19, observou que 20% das vagens debulhadas forneciam 80% de todas as ervilhas cultivadas e que 80% das terras italianas estavam em posse de 20% da população.

O interessante é que esta proporção (80/20) se apresenta nas mais diversas áreas, inclusive, no nosso dia-a-dia na manutenção. Como? Eu vou explicar!

De todos os equipamentos (ativos/assets) instalados nas linhas e processos produtivos, aproximadamente 20% deles são suficientemente críticos e importantes a ponto de impactar drasticamente até 80% dos resultados da empresa por conta de uma parada inesperada.

Isso não significa que os 80% de equipamentos restantes não têm a sua importância, mas a verdade é que eles acabam não impactando os resultados da empresa de uma forma tão severa.

Se pararmos para analisar friamente esta informação, chegaremos à conclusão de que é muito mais interessante que o time de manutenção dedique uma atenção maior a esses 20% do que aos demais. Em outras palavras, o grau de esforços da equipe de manutenção a um determinado ativo deve ser proporcional ao seu grau de criticidade que, normalmente, dividimos em três níveis: Nível A – alta criticidade (os nossos 20%), Nível B – média criticidade e Nível C – baixa criticidade.

Contudo, como a vida nem sempre é tão simples, o ponto central desta questão é identificar quais equipamentos são realmente Nível A. E é exatamente aí que os recursos da Engenharia de Manutenção nos auxiliam. Eles permitem a definição da criticidade dos ativos além de tornar possível a redução do grau de criticidade de alguns equipamentos por intermédio da implementação de melhorias e, frequentemente, pequenas adequações que trazem resultados incríveis tanto para o time de manutenção quanto para a produção como um todo.

Você e a sua empresa precisam de ajuda no levantamento e classificação dos equipamentos? Nós, da Doda Engenharia, podemos ajudar! Entre em contato com a gente e saiba mais.




8 visualizações

© 2020 Desenvolvido por Camila Soares. Todos os direitos reservados.

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube